Auto-estima:
Capacidade Mental: Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.
Colesterol: Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.
Depressão:
Doenças Crônicas: Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.
Envelhecimento: Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.
Ossos: Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.
Sono:
Stress e Ansiedade: A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranquilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.
Dentre os esportes que recomendo e pratico e que fará parte das olimpíadas de 2016 no Brasil é o golfe.
Os benefícios do golfe
Descubra as vantagens da modalidade que se aprende em qualquer idadeViver mais cinco anos. Esta é a conclusão de um estudo realizado na Suécia com mais de 300 mil golfistas, e divulgado pelo Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, no qual se demonstrou que estes têm uma taxa de mortalidade 40 por cento inferior ao resto da população.
Para os investigadores estes benefícios devem-se a vários aspetos positivos desta modalidade no organismo.
Esses benefícios abrangem desde o esforço físico envolvido no jogo à interação social que este promove, seja qual for a idade dos participantes. Isto sem esquecer, é claro, o fato de promover um estilo de vida mais saudável.
A prática regular de golfe pode ajudar a prevenir ou a tratar várias doenças, nomeadamente cardiovasculares e musculo-esqueléticas. Ao estimular a atividade física, este desporto combate o sedentarismo, melhora o desempenho articular e muscular e promove a saúde do aparelho cardiovascular.
Por ser considerada uma atividade física de baixo risco traumático, a sua prática pode manter-se até idades avançadas. A marcha e os movimentos dos membros superiores, do tronco e dos membros inferiores realizados durante cada percurso trazem benefícios ao nível osteomuscular e articular e podem também ter um efeito protetor sobre as articulações bem como contribuir para a manutenção da massa óssea.
É o caso do golfe, esporte que pode ser praticado por pessoas de ambos os sexos até a terceira idade. Pesquisa recente realizada nos EE.UU. comprovou que as caminhadas durante partidas de golfe realizadas 3 vezes por semana trazem benefícios para a saúde e melhora da condição física. Nesta pesquisa, após vinte semanas o grupo ativo jogou em média 10 horas ou 2,5 partidas por semana e todos, grupo ativo e grupo controle, foram submetidos aos mesmos exames para reavaliação. Com as comparações realizadas os pesquisadores puderam concluir que o grupo de praticantes de golfe conseguiu reduzir o peso corporal em 1.4 quilos, a circunferência da cintura em 2,2 centímetros e a gordura abdominal.
Os exames de laboratório mostraram diminuição do colesterol total em 7%, do LDL, o mau colesterol em 12% e aumento do HDL, o colesterol bom , em 5%. Os níveis de triglicérides diminuíram 14% e a aptidão física melhorou em relação ao primeiro teste. O grupo controle, representado por aqueles que continuaram sedentários, não mostrou variações na comparação entre os dois testes realizados.
Independentemente de praticar golfe, o importante mesmo é a prática regular de esportes, sempre orientado pelo seu médico cardiologista. Como toda atividade física deve ser orientada e prescrita pelo seu médico.
Pratique esporte! e prometa para 2013 um ano com mais saúde e felicidade
Viva! Realize! Exercite!
A todos um feliz Natal e um excelente 2013. Com muita Saúde, que Cuiabá possa contar com mais atendimento e de qualidade na área da Saúde e que o governo tenha mais comprometimento. Com um correto e adequado planejamento é possível! Basta querer...