Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no
sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou
na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas
chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a
entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa
ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da
insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de
glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.
Sabemos
hoje que diversas condições que podem levar ao diabetes, porém a grande
maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e
Diabetes Tipo 2.
O Diabetes para a cardiologia é como uma praga sem cura ou como uma BATALHA em que lutamos buscando o controle mas nunca a vitória.
No mundo atual e para o futuro esta doença será cada vez mais prevalente. Nossa alimentação com comidas prontas de supermercados pioram mais a situação. Devemos evitar produtos como REFRIGERANTES TODOS ( inclusive os DIET ou ZERO), batatas fritas, Pizzas congeladas, Pão, Margarina ou Manteiga, Donuts, Nuggets e todos os produtos com conservantes e ditos "prontos". Estes alimentos a longo prazo aumentam o risco de doenças como o Diabetes e devemos evitá-los.
Muitos atualmente (quase 50%) dos pacientes não sabem que têm a doença. Na cardiologia sabemos que o Diabetes causa maior inflamação dos vasos com maior disfunção endotelial, maior arteriosclerose, maior risco cardiocular, maior mortalidade, maior morbidade, maior risco de infarto. O paciente Diabético por si só é e deve ser considerado de ALTO risco cardiovascular. O diabético é um paciente especial em que devemos examinar e considerar ele como um todo, com maior quantidade de exames, como angiotomografia coronariana, doppler de carótidas, Angiotomo de Aorta ou US de Abdome. No geral, precisam de acompanhamento Multiprofissional (Cardio/ endocrino/ Oftalmo/ Vascular/ geriatra).
A coronariopatia Diabética no geral é difusa, mais complexa. Existem vários estudos avaliando o tratamento cirúrgico ou percutâneo com uso de "Stents farmacológicos" para o tratamento. E cada caso deve ser avaliado individualmente.
A prevenção para esta doença é a melhor salvação. Devemos fazer dieta regular, exercícios físicos regularmente (9-12 KM de caminhadas rápidas por semana).
Pense neles com carinho e se você é diabetico procure um médico REGULARMENTE, pois a prevenção, cuidados e orientações devem ser rigorosas.
Neste dia mundial do Diabetes não temos muito o que comemorar, mas apenas continuar lutando e buscando campanhas de conscientização e diagnóstico precoce.