terça-feira, 30 de junho de 2015

Trombose venosa e embolia pulmonar

     Trombose venosa profunda ocorre quando se forma um coágulo de sangue nas veias profundas da perna e obstrui o fluxo de sangue de volta ao coração.

        Isso pode levar a inchaço da perna e dor no músculo da panturrilha, embora às vezes não haver sintomas.
    
        A embolia pulmonar ocorre quando coágulos sanguíneos deixam as veias das pernas onde eles se formam ao viajar e vão para os ramos dos vasos sanguíneos que vão para o pulmão (artérias pulmonares).

         Isso pode causar sintomas como dor no peito, dificuldade em respirar, ou tossir sangue. Em casos graves, pode resultar em colapso e morte súbita. 

        Voos de aviões longos ou vários vôos em um curto período de tempo podem estar associados a trombose venosa profunda e embolia pulmonar. 
 
        Qualquer situação em que a perna está dobrada sob o joelho durante períodos prolongados sem movimento podem levar a uma redução do fluxo sanguíneo e aumentar o risco de formação de coágulos sanguíneos. 

       Outros fatores podem aumentar este risco são: como cirurgia recente, tomar contraceptivos orais ou terapia hormonal, gravidez, câncer, problemas cardíacos, e idade mais avançada. Fatores genéticos herdados também podem desempenhar fator de risco.

       Uma forma de evitar a trombose venosa profunda e usando meias elásticas de compressão nos membros inferiores, tomar bastante água e movimentar ou caminhar.

Image Not Available.


domingo, 21 de junho de 2015

Uso de estatinas

Você sabe porque usar estatinas?

Voce sabe que o infarto pode ocorrer em pacientes sem colesterol alto!?

Tenho lido alguns post sobre o uso de estatina de forma irregular ou as vezes que não precisa usar....como se fosse crime!
------------------------
####Mas vou explicar, numa repostagem da #Folha de São Paulo em 2009 que dizia o Infarto ocorre em pacientes com colesterol normal!! 
--------------------------------
###Verdade porque o infarto ele depende não só do colesterol mas de vários fatores como: diabetes, estresse, ansidade, sedentarismo, genética ou história familiar. 
----------------------
Isso tudo e reportado e tem sido estudo desde 2009...o que nos cardiologistas fazemos e quando existe doença estabelecida com placas de gorduras nas artérias e utilizar as estatinas não só para reduzir o colesterol (que às vezes está normal) mas como um anti-inflamatório potente que ajudará a melhora a disfunção endotelial. 
--------------------------
Lembre-se tudo que você come errado e não fazer exercícios INFLAMA as artérias do nosso organismo e se não ajudarmos de alguma forma como exercícios ou estatinas podemos evoluir para infarto....
------------------/----------
As estatinas ajudam e tem efeitos colaterais como aumento de glicemia por exemple e devem ser usadas por pacientes bem indicados....cada caso é um caso!

Vc sabia que a maioria dos infartos ocorrem em obstruções coronarias pequenas <50%?? Mas Isso é para um outro post...

@coracaoemdia Lutar pela Vida!!
#lutapelavida #colesterol #genetica #atividadefisica #drjulianoslhessarenko #clinmed #cardiologista #cardiologistaintervencionista #cuiaba #clinmed 

sábado, 20 de junho de 2015

Insuficiência cardiaca

#Insuficiência #Cardiaca

Segundo reportagem publicada pela Associação Americana de cardiologia,
a maioria das pessoas não sabem que a insuficiência cardíaca ameaça à saúde pública, atingindo quase seis milhões de americanos, de acordo com uma recente pesquisa nacional encomendada pela American Heart Association.

###Dois terços dos entrevistados confundem insuficiência cardíaca com  ataque cardíaco; 
##A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue bombear o sangue de forma eficiente o suficiente para atender as necessidades do corpo. Os sintomas incluem dificuldade respiratória, fadiga, ganho de peso de três ou mais quilos em um dia e inchaço dos pés, tornozelos e pernas. Não há cura, embora a insuficiência cardíaca pode ser tratada e controlada.

As principais causas são:
1- Hipertensão arterial sistêmica
2- Valvulopatias
3- Infarto

Cuide do seu coração! Hoje é sempre!
#coracoaemdia 
#amomeucoracao #drjulianoslhessarenko #cardiologista #cuiaba #clinmed #cardiologistaintervencionista


sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dias dos namorados! Amo meu coração!

Nesse dia dos namorados!! Seja Feliz!! Não acorde reclamando das suas dificuldades procure as suas qualidades e valorize! Elas são 95% do caminho para o sucesso.
Dicas:
1- Sonhe Grandes Sonhos
2- Desenvolva  claro sentido de direção 
3- veja a si mesmo como um autônomo
4- faça o que você ama fazer
5- Comprometa-se com a excelência
6- Dedique-se a aprendizagem continua
7- Conheça cada detalhe do seu negócio
8- Dedique-se a servir os outros
9- Supere as 03 emoções que limitam o sucesso (medo, preocupação, duvida)
10-Estabeleça prioridades
11- pratique o otimismo
12- Desbloquei a sua criatividade inata!
13- fique ao redor de pessoas certas (fale sobre ideias, não fale sobre pessoas)
14- dedique uma atenção especial à sua saúde física
15- Decida nunca ficar Ocioso
16- seja honesto e leal 

Busque sempre melhoras consigo mesmo isso faz bem e você terá o @coracaoemdia 

#drjulianoslhessarenko#clinmed#cuiaba#cardiologista#cardiologistaintervencionista#coaching

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Hipercolestorolemia familiar!

Você sabe o que é #hipercolesterolemia #familiar ??

Se você é jovem e tem colesterol alto, cuidado! 

Mesmo para aqueles que praticam atividades físicas intensas podem ter colesterol alto. A hipercolestorolemia Familiar e Genetica! Você nasce com ela.

# # # A Hipercolesterolemia Familiar (HF) é uma doença genética, transmitida de pais para os filhos e que se caracteriza por níveis muito elevados do colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-c), e pela presença de sinais clínicos característicos, como xantomas tendíneos e risco aumentado de doença arterial coronariana prematura.
HF é uma das doenças monogênicas herdadas mais comuns na população geral. 
A frequência da HF na sua forma mais comum é de cerca de 1:500 indivíduos. Entretanto, a HF é mais prevalente em algumas populaçoes de descendentes de sul-africanos (1:100), libaneses (1:170), franco-canadenses (1:270) e finlandeses.
A HF é responsável por cerca de 5%-10% dos casos de DAC em indivíduos abaixo dos 55 anos. Sem tratamento 50% dos pacientes desenvolverão DAC antes dos 50 anos e 100%, aos 70 anos; entre as mulheres heterozigóticas, 12% terão alguma manifestação de DAC aos 50 anos e 74%, aos 70 anos.
Pacientes Jovens idade menor que 35 anos com altos níveis de@colesterol devem procurar um cardiologista.

Cuidados:
1- idade < 35 anos
2- colesterol total alto > 310
3- LDL > 190

#colesterol#hipercolestorolemia#familiar #drjulianoslhessarenko#coracaoemdia#cuiaba#clinmed#cardiologista#cardiologistaintervencionista