Isso pode levar a inchaço da perna e dor no músculo da panturrilha, embora às vezes não haver sintomas.
A embolia pulmonar ocorre quando coágulos sanguíneos deixam as veias das pernas onde eles se formam ao viajar e vão para os ramos dos vasos sanguíneos que vão para o pulmão (artérias pulmonares).
Isso pode causar sintomas como dor no peito, dificuldade em respirar, ou tossir sangue. Em casos graves, pode resultar em colapso e morte súbita.
Voos de aviões longos ou vários vôos em um curto período de tempo podem estar associados a trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
Qualquer situação em que a perna está dobrada sob o joelho durante períodos prolongados sem movimento podem levar a uma redução do fluxo sanguíneo e aumentar o risco de formação de coágulos sanguíneos.
Outros fatores podem aumentar este risco são: como cirurgia recente, tomar contraceptivos orais ou terapia hormonal, gravidez, câncer, problemas cardíacos, e idade mais avançada. Fatores genéticos herdados também podem desempenhar fator de risco.
Uma forma de evitar a trombose venosa profunda e usando meias elásticas de compressão nos membros inferiores, tomar bastante água e movimentar ou caminhar.