quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Controle seu peso para um coração saudável

Controle seu peso para um coração saudável

          O excesso de peso é prejudicial à saúde. O ideal é manter o índice de massa corpórea (IMC) entre 20 e 25. A obesidade praticamente dobrou no mundo nos últimos 30 anos, afetando 500 milhões de adultos, a maioria mulheres. O excesso de peso predispõe à doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto.
              A obesidade é um problema comum no  Brasil.. A pesquisas sugerem que um em cada três brasileiros é obeso.
              Obesidade e o excesso de peso estão ligados a vários fatores que aumentam o risco de doença cardiovascular (doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral):

1- Lípidos elevados no sangue, especialmente triglicerídeos elevados, colesterol LDL e colesterol total e baixo colesterol HDL
2- Pressão alta
3- Tolerância à glicose prejudicada ou diabetes tipo 2
4- Síndrome metabólica
5- Obesidade e sobrepeso também estão ligados à hipertensão e ao aumento do ventrículo esquerdo (hipertrofia ventricular esquerda), aumentando o risco de insuficiência cardíaca.

        Além disso, o excesso de peso e a obesidade podem estar relacionados a alguns tipos de câncer, doença da vesícula biliar e osteoartrite.
        Reduzir a probabilidade de sofrer de doenças cardíacas associadas à obesidade está intimamente relacionado à prevenção da própria obesidade e estudos revelam que mesmo uma perda de peso moderada pode ajudar a reduzir o risco. 
         Portanto, a prevenção de doenças cardíacas baseia-se particularmente na dieta saudável, em particular, evitando alimentos altamente gordurosos e no aumento da atividade física. 
         Espera-se que essas alterações comportamentais resultem em uma diminuição da pressão arterial, na melhora do hipertrofia do coração, um melhor uso da insulina pelo corpo e uma queda no colesterol.
          Similarmente à prevenção, o tratamento da doença cardíaca é inseparável do tratamento da obesidade. Há uma série de programas de perda de peso supervisionados, desde alterações nos hábitos alimentares e físicos até refeições pré-embaladas, farmacoterapia e cirurgia para perda de peso, que podem ser usados para causar impacto tanto na doença cardíaca quanto na obesidade.
            O método mais apropriado para cada caso deve ser discutido pelo paciente e pelo médico.
            Além da perda de peso, a restrição de sódio pode ser útil no tratamento de doenças cardíacas, pois a alta ingestão de sódio aumenta a retenção de líquidos. 
            As diretrizes do Colégio Americano de Cardiologia e da Insuficiência Cardíaca da American Heart Association recomendaram um consumo diário de 3.000 a 4.000 mg de sódio, enquanto para pacientes com maior probabilidade de desenvolver doenças cardíacas ou que já sofrem com isso, a ingestão recomendada é inferior a 2.000 mg por dia.
           Por isso nos dias atuais controle o excesso de peso e tenha em mente sempre que o seu consumo calórico deve ser suficiente para suprir o seu gasto energético Diario. Se você é sedentário ou gasta pouca energia logo deve consumir poucas calorias, senão haverá acúmulo e consequentemente obesidade.




quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Basta praticar exercícios físicos para proteger o coração. Mito ou verdade?

Basta praticar exercícios físicos para proteger o coração. Mito ou verdade?

       Mito! O exercício físico protege o coração porque libera uma substância que relaxa a parede dos vasos sanguíneos — e isso favorece a saúde do órgão. No entanto, essa proteção só ocorre enquanto a pessoa está praticando o exercício.⠀
      Ou seja, se o indivíduo interrompe a prática da atividade física, a proteção acaba. Por outro lado, não adianta ser um atleta e manter o hábito do cigarro ou a alimentação desequilibrada. O importante é manter um estilo de vida saudável.⠀
       O coração precisa de exercício como qualquer outro músculo. Músculos que são utilizados regularmente se tornam mais fortes e saudáveis, enquanto os músculos que não são usados enfraquecem e atrofiam. Quando é exercitado, o coração pode bombear mais sangue pelo corpo e continuar trabalhando com a eficiência ideal com pouca tensão. Isso provavelmente ajudará a permanecer saudável por mais tempo. O exercício regular também ajuda a manter as artérias e outros vasos sanguíneos flexíveis, garantindo um bom fluxo sanguíneo e pressão arterial normal.
       Viver um estilo de vida sedentário tem consistentemente sido um dos cinco principais fatores de risco para doenças cardíacas. Outros fatores de risco incluem pressão alta, colesterol alto, tabagismo e obesidade. Aqueles com baixos níveis de atividade física também experimentam uma taxa maior de eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco e morte.
       De  acordo com a Associação Americana do Coração, o exercício de 30 minutos por dia, cinco dias por semana, irá melhorar a saúde do seu coração e ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. Eles definem "atividade física" como qualquer coisa que faça você movimentar seu corpo e queimar calorias. Isso inclui: subir escadas, praticar esportes, caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta e muito mais.
        Sempre consulte com seu cardiologista antes de iniciar um programa de exercícios. Eles podem ajudá-lo a encontrar atividades que aumentem sua saúde cardíaca sem o risco de lesões
         Vida saudável é um conjunto de fatores!