sábado, 18 de outubro de 2014

18 de outubro de 2014...

Dia Do Médico!
Num certo dia, num passado não muito distante eis que como todo médico trabalhando em vários lugares. Saindo de um plantão atrasado as 7:30, ao parar num semáfaro recebo a colisão de um veiculo desgovernado, que insistiu em ultrapassar pela direita num local proibido. Após a batida as 8:00, atrasado...Desço do carro e verifico que o estrago em meu carro não foi grande e como o rapaz também sem condições financeiras...proponho a ele que não pague e que tome mais cuidado!
Sigo meu caminho 8:30, atrasado para exames que tinha marcado. O hospital que preciso ir do outro lado da cidade. Enfim realizo meus exames, termino sem intercorrencias e 10:45 decido ir para casa, mas antes porque não passar no Pronto Atendimento (PA), é perto e pode haver algum conhecido para conversar...preciso conversar estou estrressado! Encontro no PA uma enfermeira desesperada, que diz Doutor o senhor é cardiologista poderia ajudar...Sim Claro! Tem um paciente infartado aqui e esta passando mal gostaria que o senhor visse... Claro, onde ele está, ali...
Vou em direção ao paciente verifico Eletro, historia e sintomas e não era infarto!
Bom, vou embora... Ao passar pelos leitos de observação vejo um paciente confuso e gritando!
Tento averiguar por curiosidade, a médica sem entender explica o caso, sintomas inespecíficos... Logo começo a conversar com o paciente 11:00... Ele confuso relata desconforto torácico e em menos de 45 segundos, ele desmaia e observo monitor Fibrilação Ventricular, (FV) manobras imediatas de RCP e choque bifasico 200J, ele acorda me xingando!... Eletro imediato com supra ST em parede inferior!
Comunico serviço de hemodinamica e medicações... Retorno para avaliar paciente novo quadro de FV manobras de RCP e novo choque de 200J com reversão imediata e paciente acorda me xingando!
Levado imediatamente a sala de intervenção cardiológica observado oclusão de coronária direita, que foi recanalizada e implante de Stent com Sucesso!
Paciente encaminhado UTI e após 05 dias alta hospitalar!
Bom, essa historia foi real e o senhor G.O.B 50 anos, continua meu paciente, com muito orgulho! Sempre que estou desanimado e triste, penso em casos como o dele... Em que pude salvar sua vida! Exerci meu papel de médico com muito orgulho  e salvei sua vida! Sem perguntar o porque ou como... O atraso no meu percursso e minha curiosidade fizeram eu estar na hora certa e no lugar certo!

Neste dia do Médico agradeça ao seu médico pelo tempo dedicado a saúde sua e do próximo. Não é pelo valor ou quantidade mas pela felicidade ao proximo...Ele pelos seus nossos estudos, dedicação, luta pelo próximo e luta por condições melhores de trabalho e pela valorização de sua profissão!

O Dia do Médico deve ser lembrado não apenas por São Lucas nosso patrono. Mas por todos aqueles que lutam por uma melhor qualidade na medicina, por remedios gratuitos de qualidade, por um SUS com mais estrutura, pelo fim das filas de espera e por leitos no corredor, pela desrespeito pelo próximo.

Médico é aquele que luta por uma saúde de qualidade e  melhor!
Parabéns a todos estes profissionais da saúde!
Médicos lutem sempre!
OBRIGADO POR TUDO....

Nenhum comentário:

Postar um comentário