terça-feira, 3 de março de 2015

Saiba quando a dor torácica é de origem cardíaca (coronariana) - Angina

       As doenças do coração, principalmente o infarto agudo do miocardio, são comuns e frequentes. Atualmente são a principal causa de morte no Brasil estando o Estado de Mato Grosso em 10 (Decimo) lugar entre os estados do Brasil para a ocorrencia de doença coronarianas (infarto).

        Antes de falarmos dos sintomas de dor torácica de origem cardiaca, gostaria de lembrar que devemos fazer exames cardiológicos periodicamente já a partir dos 35 anos de idade. Pesquisas mostram que os níveis de colesterol em adultos jovens (>35 anos) estão relacionados com maior ocorrencia de infarto e doença coronariana no futuro.

- Dor coronariana ou Angina Pectoris:

1- Os sintomas de dor coronariana em geral estão associados com Exercícios Físicos ou estresse emocional. É uma dor que piora com atividade física e conforme a progressão pode ocorrer em repouso;

2- Pacientes com Angina em geral são pacientes que apresentam comorbidades associadas ditas de risco cardiovascular: obesidade, Hipertensão Arterial, Diabetes Melitus, Tabagista, Colesterol aumentado (Dislipidemia), Doença Carotídea, AVC previo, Doença vascular periférica, IDOSO, história familiar de Infarto;

3- A dor em geral é em aperto ou queimação podendo irradiar comumente para pescoço ou membro superior esquerdo;

4- A dor comumente tem duração maior que 5-20 minutos;

5- A dor não tem relação com a respiração. Não piora com a respiração profunda;

6- A angina pode estar associada com outros sintomas como falta de ar;

7- Em geral ocorre alteração do ECG (Eletrocardiograma de repouso) em 80-90% dos casos;

8- Localização central do torax e difusa (difícil de ser localizada).

       Estudos demonstram que no infarto fulminante (que leva a morte), em geral o paciente apresenta sintomas de dor precordial 02 semanas antes da morte.

        Por isso, sempre que possível e regularmente procure seu Cardiologista e faça exames períodicos. A prevenção é o melhor remédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário