sexta-feira, 24 de abril de 2015

Modifique seu estilo de vida: faça sua parte!

       A American Heart Association (uma das mais importantes instituições de cardiologia) divulga  sete medidas de saúde ideais: 
1- não fumar
2- um índice de massa corporal normal (IMC) <25
3- atividade física regular
4- uma dieta saudável
5- colesterol normal
6-  a pressão arterial normal (menor que 140/90 mmhg)
7- Glicose de jejum normal (<100) 

       Uma Pesquisa mostrou que os indivíduos que reúnem cinco dessas sete medidas ideais, tiveram uma redução de 78% na taxa de risco para todas as causas de mortalidade. 
         Outro estudo multi-etnico sobre aterosclerose (Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis) , mostrou que pessoas que possuíam apenas quatro fatores ideais sobre o estilo de vida tiveram impacto  com melhora da sobrevida: Uma combinação de exercícios físicos regulares, dieta saudável, não fumar e manter um peso adequado levou a uma redução de 81% na taxa de risco de mortalidade por qualquer causa durante 7,5 anos. 
       Estas alterações no estilo de vida ajudam a prevenir doenças cardíacas em homens e mulheres. 
       A partir do estudo INTERHEART, que incluiu 52 países, estima-se que os fatores de risco modificáveis ​​são responsáveis ​​por 90% do risco atribuível à população para a doença cardíaca em homens, e de 94% do risco em mulheres. 
      Uma dieta saudável também pode diminuir o risco de desenvolver diabetes, a pressão arterial elevada e insuficiência cardíaca.
      Por isso faça sua parte!!

sábado, 18 de abril de 2015

Aneurisma de aorta ascendente

     Aneurisma de aorta ascendente

      A aorta é a maior artéria do corpo humano. Ela leva sangue rico em oxigênio do coração para as demais partes do organismo. É chamada de aorta torácica no segmento que passa pelo tórax, e de abdominal quando chega ao abdômen. Neste ponto, ela se divide em dois ramos, chamados de artérias ilíacas, que então levam o sangue para cada uma das pernas.
      A aorta abdominal apresenta um diâmetro normal de aproximadamente 2 cm. A artéria é considerada aneurismática quando apresenta um diâmetro de 1,5 a 2 vezes o diâmetro normal.
      O aneurisma da aorta abdominal (AAA) consiste em uma expansão ou dilatação de alguma parte da artéria, causada pelo enfraquecimento da parede e pela pressão do fluxo sanguíneo.
#drjulianoslhessarenko#cardiologia#aneurisma aorta#coracaoemdia 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Cuidados com a pressão arterial começam na infância

Os cuidados com a pressão arterial já começam na infância.
     As pessoas que estão expostas a múltiplas experiências adversas na infância, como abuso, negligência, ou crescendo em casas de apoio que foram abandonadas, têm significativamente maiores chances de ter pressão arterial sistólica mais elevada na idade adulta jovem em comparação com os indivíduos que cresceram sem essas experiências traumáticas, relatam pesquisadores.

        A relação entre estas experiências na infância adversas e pressão arterial mais elevada na idade adulta jovem persistiu após o ajuste para a infância dos niveis socioeconômico, uso de drogas, tabagismo, ou de outras variáveis-de comportamento de saúde.


sexta-feira, 10 de abril de 2015

Síndrome do coração partido!

      O estresse emocional pode precipitar em casos exacerbados sintomas de infarto e insuficiência cardíaca .
      A cardiopatia induzida por estresse (precipitada por estresse emocional), também chamada de balonamento apical transitório do ventrículo esquerdo, síndrome do coração partido e, no Japão, síndrome de takotsubo, é caracterizada pela presença de movimento discinético transitório da parede anterior do ventrículo esquerdo, com acentuação da cinética da base ventricular.  
       O curso clínico da cardiomiopatia de takotsubo pode se assemelhar ao do infarto agudo do miocárdio, com dor torácica típica e alterações eletrocardiográficas, sendo a cineangiocoronariografia realizada para distinguir as duas, em geral será normal.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Dor precordial por vasoespasmo coronariano

        O vasoespasmo coronariano é causado por uma contração focal de uma artéria coronária epicárdica, levando a isquemia miocárdica grave. Embora freqüentemente acredite-se que o espasmo ocorra em artérias sem estenose, muitos pacientes apresentam espasmo adjacente a placas ateromatosas. 

      A causa exata do espasmo não está bem definida, mas pode estar relacionada à hipercontratilidade do músculo liso vascular devido a mitógenos vasoconstrictores, leucotrienos ou serotonina. Em alguns pacientes, é uma manifestação de distúrbio vasoespástico e está associado à migrânea, fenômeno de Raynaud ou asma induzida por aspirina. 

      O vasoespasmo com dor precordial típica tem o nome de angina de Prinzmetal. E pode levar ao infarto em alguns casos.

     Caso abaixo demonstrando vasoespasmo de coronaria direita, caso real.