terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Morte súbita, você pode evitar! Saiba como?

Você já deve ter ouvido falar:"Meu familiar morreu dormindo". Isto é oque nos cardiologistas chamamos de Morte Súbita(MS)!
...
Mas você sabia que a Morte Súbita nem sempre é inesperada. Na verdade, estudos mostram que as pessoas têm sintomas em geral até 04 semanas antes e principalmente nas 24 horas antes do episódio! ...
O estudo Oregon mostrou baseado em pacientes falecidos e sobreviventes que tiveram Morte súbita na área metropolitana de Portland, Oregon.
....
A análise incluiu 839 pacientes entre 35 e 65 anos de idade com MS cujos sintomas foram:
1-430 pacientes ou 51% apresentaram pelo menos um sintoma dentro de 4 semanas antes da morte súbita.  2-Homens e mulheres apresentaram sintomas prodrômicos com igual frequência em 50% vs 53%, respectivamente. 
4-Os sintomas começaram também mais de uma hora antes da parada cardíaca em 80% dos pacientes; 
5- mas em 147 desses pacientes, o início dos sintomas ocorreu mais de 24 horas antes de sua MS. Entre este subgrupo de pacientes, 93% tiveram novos episódios recorrentes de sintomas durante as 24 horas que antecederam a sua parada cardíaca.
...
O principal sintoma foi a dor no peito, documentado em 199 pacientes, ou 46%. Destes, 76% tinham angina típica intermitente. Que era o sintoma mais comum entre os homens(58%).
...
Outros 18% dos pacientes apresentavam dispnéia como sintoma que era o sintoma mais comum entre as mulheres(32%).
...
Entre os 430 pacientes que apresentaram sintomas antes da parada cardíaca apenas 19% tinha chamado a ambulância.
...
É importante ressaltar, no entanto, 32,1% das pessoas que ligaram sobreviveram até a alta hospitalar, em comparação com apenas 6% dos pacientes que não ligaram.
...
E oque você pode fazer? Procure um bom médico cardiologista e é realize exames periódicos para PREVENÇÃO! E fique atento aos sintomas de dor torácica típica!
#drjulianoslhessarenko #cardiologista #cardiologistaintervencionista #amomeucoracao #cuiaba #clinmed #coracaoemdia #lutapelavida

Nenhum comentário:

Postar um comentário