quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A saúde do seu coração! Como está?

Assista o vídeo abaixo informativo sobre a saúde do seu coração! Você sabia que 50 gramas de bacon podem ser fatais!?


https://youtu.be/9sazjd8ALtk

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Dicas para reduzir a pressão arterial

Dicas para reduzir a pressão arterial segundo as diretrizes brasileiras:
1- Controle o Peso
2- Dieta rica em frutas e vegetais
3- Reduza o consumo de sal <2 gramas dia
4- moderação do consumo de álcool 
5-exercicio físico 3vezes/semana
Lembrar que o paciente deve estar com a pressão arterial controlada!

domingo, 14 de agosto de 2016

Qual os riscos do diabetes melitus para o seu coração!?

O portador de diabetes melitus (DM) é tido por todas Sociedades de Cardiologia mundo afora como um pcte com alto risco para eventos coronarianos, inclusive a nossa sociedade (SBC)
* 2/3 dos pctes com DM vão falecer por complicações cardiovasculares e em geral qdo o diagnostico é dado, algum dano já existe...
A "gang" responsavel por tudo isso tem as seguintes personagens: hiperglicemia + resistencia insulinica + dislipidemia + inflamação + disf endotelial + hipercoagulabilidade + calcif vascular... resultando nas famosas complicaçôes micro e macrovasculares.
Pra reverter a situação temos a mudança no estilo de vida (dieta, exercicio...), controle pressorico, tto da dislipidemia, antiagreg plaquetaria (em alguns casos), hipoglicemiantes orais , insulina...


Com relação aos hipoglicemiantes orais, 3 novas classes apareceram só nos ultimos 15anos : a terapia baseada nas incretinas (agonistas GLP-1 e os inibidores da DPP-4) e os inibidores da SGLT2.


segunda-feira, 11 de julho de 2016

Infarto agudo do miocárdio com supradesnivel de ST

Quase todos os casos de síndrome coronariana aguda resultam de um processo aterosclerotico, geralmente com trombose coronariana sobreposta à rotura ou erosão de uma placa. 
No caso do iam com ssst - 
em quase 90% dos casos - o achado angiografico clássico é a oclusão total da arteria culpada.
A tradução eletrocadiografica desse achado é aquele famoso supra do segmento ST com convexidade superior...
Esse achado associado ao infarto do miocárdio foi pela primeira vez descrito em humanos em 1920 (JAMA) por um cardiologista nova-iorquino, à época com 34a, dr Harold Pardee.
Hoje o supra do segmento ST na vigência do IAM é conhecido classicamente como "sinal de Pardee", 


quinta-feira, 9 de junho de 2016

Uso de OCT para caracterização da coronaria e suas complicações

Curso de OCT no Congresso da Sbci. A tomografia de coerência óptica é um novo método de avaliação intracoronariana para correta avaliação da placa e pôs implante de stent coronariano.
#sbhci #riodejaneiro #oct

sábado, 28 de maio de 2016

Trabalhos do doutorado

Apresentação do trabalho do doutorado sendo reconhecido em vários congressos nacionais e internacionais.
E livro publicado como autor de capítulo sobre Revascularizacao cirúrgica após infarto do miocárdio.




sábado, 21 de maio de 2016

Qual é o seu risco cardiovascular?

Qual é o seu risco cardiovascular?
 
Os distúrbios cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, com 17 milhões de óbitos todos os anos (300 000 deles no Brasil). O aumento nos casos de infarto e derrame está diretamente associado aos piores hábitos da vida moderna: obesidade, tabagismo, dietas desequilibradas (abundantes em sal, açúcar e gorduras) e sedentarismo. Esses fatores contribuem para deixar as artérias entupidas, enrijecidas e inflamadas. Não bastasse a dificuldade de mudanças no estilo de vida, uma minoria de pacientes segue o tratamento à risca. Entre os brasileiros, eles não passam de 20%.
 
Os fatores de risco cardiovasculares (CV) são calculados conforme diretrizes e estudos que mostram que cada um desses fatores tem um valor e somados calculam o risco cardiovascular e de Acidente Vascular encefálico em 10 anos:
1- Idade: Quanto maior a idade maior o risco CV
2- Sexo
3- Pressão arterial Sístólica
4- Colesterol Total
5- Colesterol HDL
6- Uso de medicação Anti-hipertensivas
7- Tabagismo
8- Diabetes
9- Obesidade
Procure o seu cardiologista e faça exames cardiovasculares regulares e saiba qual o seu risco cardiovascular. Saber o seu risco CV e estimar qual a sua chance de eventos em 10 anos é uma das formas de intervir seja com medicação, dieta ou modificação no estilo de vida para poder prevenir eventos futuros.
 #drjulianoslhessarenko #amomeucoracao #coracaoemdia #cardiologistaintervencionista #cardiologista #clinmed #lutesempre #lutapelavida 

terça-feira, 3 de maio de 2016

Meu trabalho do doutorado no got Talent EuroPcr 2016! Paris

O maior congresso Europeu 2016 de Cardiologia Intervencionista ocorre todos os anos em Paris de 17-20 de maio. E estarei lá! Com meu trabalho de doutorado selecionado entre os melhore do mundo. Funciona assim você escreve o trabalho envia e após ser analisado por uma comissão de cardiologistas intervencionista seu trabalho pode ou não ser selecionado. Basicamente são cerca de 1500 💪👀trabalhos por ano enviados!🙀
E aí está o convite de aceite do trabalho entre os melhores do mundo. Ao total 20 trabalhos são selecionados para uma sessão que deve ser apresentada Oral durante 03 minutos para convencer os jurados que votam pelo melhor trabalho. No meu caso vou apresentar dia 17/05/2016 às 12:00. Os melhores vão passar para a próxima fase até que o melhor seja escolhido.
🙏🙏
Espero que eu seja o melhor.
Basicamente analisei a inflamação após angioplastia com stent metálicos em coronarias em pacientes com angina (dor no peito) estável. Realizava dose de ataque de estatina (Rosuvastatina) e dosava a evolução da resposta inflamatória de 03 em 03 horas e junto à expressão genica de cada marcador!
Simples! Rápido! Barato! Importante!
Mas ninguém tinha pensado nisso até hoje!!🙌😍 Bom meu trabalho mostrou que ocorre diminuição da inflamação!
#drjulianoslhessarenko #cardiologistaintervencionista #cardiologista #clinmed #lutapelavida #amecor #europcr2016 #paris

segunda-feira, 28 de março de 2016

Você sabia que devemos tomar cuidado com o coração durante a gestação!?

Você sabia que devemos tomar cuidado com o coração durante a gestação!?
Existe uma miocardiopatia ou doença cardíaca que afeta as gestantes no final da gestação e é típico é relacionado a gestação. É a chamada insuficiência cardíaca da gestante onde o coração torna-se grande e insuficiente para bombear o sangue para o corpo.
✅✅Causas: não se sabe exatamente as causas. Acredita-se que seja por uma inflamação do coração (Miocardite), problemas hormonais, citocinas.
✅✅incidências: 1/10.000 a 1/13.000 gestantes.
✅✅Sintomas: todos os sintomas de um paciente com insuficiência cardíaca como falta de ar, edema de membros inferiores, acordar com falta de ar extremo.
✅✅Ocorrência: nos últimos 30 dias do final da gestação e nos primeiros 05 meses Pos parto.
✅✅Tratamento: medicações utilizadas na insuficiência cardíaca por outras causas.
✅✅Prognóstico: a evolução da doença depende da fração de ejeção inicial ao diagnóstico quanto pior, pior será a evolução. A tendência é que ocorra a recuperação da função cardíaca em 06 meses após o diagnóstico. Senão ocorrer recuperação a tendência é pior evolução com tendência a insuficiência cardíaca permanente. 7% dos casos necessitam de transplante. 7% morte.
Como o coração fica enfraquecido pode ocorrer arritmias que precisam ser tratadas imediatamente como marca-passo.
Por isso mesmo na gestação consulte um cardiologista. A prevenção e a melhor solução!! @denisenrms #drjulianoslhessarenko #coracao #clinmed #gestacao #insuficiencia #cardiaca #cardiologista #cardiologistaintervencionista #coracaoemdia #amomeucoracao #lutapelavida 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Qual o seu risco cardiovascular?

Paciente 56 anos obesidade, hipertenso, tabagista...qual o risco cardiovascular dele?
Alto risco, com estes fatores de risco pelo menos 10 X maior do que uma pessoa sem estes fatores. O exame inicial que pedi para estratificar o risco cardiovascular. Uma Angiotomografia coronariana que mostrou escore de cálcio=320 (Alto) e lesão grave em coronaria direita. Como mostra a foto. Solicitei e fiz o cateterismo dele que confirmou a lesão e tratei no mesmo momento com stent farmacológico! Via radial sem intercorrencias! Mais uma vida salva e sem infarto! Se este paciente não fosse adequadamente avaliado a chance de infarto dele em 01 ano seria próximo de 100%! Por isso mais uma vez afirmo o infarto agudo do miocárdio é e pode ser evitado! Depende do seu médico cardiologista e de você!
Detalhe este paciente tinha teste ergométrico normal e é médico!
A vida é uma só! Cuide-se 
#drjulianoslhessarenko #lutapelavida #stent #cardiologista #cardiologistaintervencionista #amomeucoracao #coracaoemdia #amecor #angiotomografia


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Risco familiar e genéticos são os maiores fatores de risco cardiovasculares!?

Família é tudo não é mesmo!?
Você sabia que a genética da sua família influência sua vida e suas doenças muito mais do que vc pensa. Eu diria que é um dos principais fatores de risco cardiovascular!!! GENETICA e Familia!!
Assim:
1- Viúvos 21% maior risco de AVC 
2- Mulher solteira 46% maior mortalidade por qualquer causa
3- mulher divorciada 47% maior mortalidade cardiovascular 
4- homem separado aumento de 2,5x de morte cardiaca
5- O conjugue deve ajudar se os dois ajudaram um ao outro aumenta a chance de parar de fumar, emagrecer e fazer atividade física!
7- se a família pratica atividade física maior a chance do filho(a) praticar
8- Filho(a) de divorciados tem maior chance de comer alimentos açucarados
9- 23% menor chances de doenças cardíacas quanto mais amigos
10- 26% maior chance do cônjuge ter diabetes se parceiro diabético
11- 50% de filhos de pais com hipercolesterolemia familiar terão a doença.
Apesar da genética e família lembre-se que dieta e atividade física ajudam a evitar riscos e só dependem de você!?
Fonte:Revista Saúde 
#drjulianoslhessarenko #coracaoemdia #amomeucoracao #lutapelavida #cardiologista #cardiologistaintervencionista #clinmed #cuiaba 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Saiba porque mulheres têm mais risco de morte no infarto agudo do miocárdio??

Por que as mulheres têm maior mortalidade no infarto agudo do miocárdio(IAM)?? 
Este estudo que ainda nem foi publicado no Circulation mostra isto. Estamos diminuindo a morte entre as mulheres, mas ainda ela é maior que dos homens! Por que??
1- porque as mulheres têm mais sintomas atípicos e demoram para serem diagnosticas e tratadas.
2- Tabagismo maior e aumenta risco de infarto em 7x!
3- Obesidade aumenta risco de Iam em 3x e Diabetes aumenta risco em 5x
4- Dissecção espontâneo mais comum em mulheres especialmente jovens sem fatores de risco.
5- reabilitação e acompanhamento Pos infarto em mulheres é menor oque aumenta eventos e reinfarto.
6- uso de trombolíticos em mulheres aumenta sangramento e complicações!
7- hipertensão aumenta o risco de infarto em 36%.
8- Complicações Pos-infarto em mulheres e mais comum que homens!
Enfim mulheres cuidem-se!!
#drjulianoslhessarenko #infarto #Coracaoemdia #amomeucoracao #cardiologista #cardiologistaintervencionista #mulheres #saude #lutapelavida #clinmed #cuiaba

sábado, 16 de janeiro de 2016

Estatinas e os benefícios para o coração!

#ESTATINAS!!
Este post é dedicado para informação sobre as estatinas. As estatinas são medicamentos que reduzem o colesterol e diminuem mortalidade! Mas não é para qualquer pessoa. Deve ter suas indicações corretas, para haver benefícios. Estudo publicado em janeiro/2016 (foto). Demonstra que devemos utilizar o escore de Cálcio visto pela Angiotomografia coronariana. O escore de cálcio (CAC) refere-se a quantidade de gordura existente dentro das artérias coronarianas do coração.
...
Para evitar que ocorra um evento de Cardiovascular, o Numero necessário para tratar (NNT) previsto com uma estatina e de 549 pessoas para uma pontuação de 0 CAC, e NNT 94 para CAC de 1-100, e 24 para valores superiores de CAC de 100. ...
Assim, CAC demonstra que 50% da população que satisfazem os critérios para as estatinas, mas não têm aterosclerose mensurável provavelmente não iria se beneficiar. Estudos têm demonstrado que o uso de testes CAC é mais eficaz em termos de custos do que o uso de estatinas generalizada atual que é defendida pelo ACC / AHA. Tratar todos raramente é eficaz em termos de custos.
...
População com CAC pontuação de 0 as taxas de doença cardíaca coronárianas (CHD) foram de 0,8 por 1000 pessoas-ano (isto é, <0,1%). Quase três quartos de todos os eventos coronários estavam nos 25% dos participantes com pontuação CAC superior a 100 (20,2 por 1000 pessoas-ano ou 2% ao ano).
...
Resumindo: Pacientes que tem doença coronariana (gordura nas coronarias do coração) com escore de cálcio maior que zero visto pela tomografia, devem usar estatinas com redução da mortalidade!
#drjulianoslhessarenko #cardiologista #Coracaoemdia #amomeucoracao #cuiaba #clinmed #amecor #escorede cálcio #estatinas

domingo, 10 de janeiro de 2016

Arroz integral e coração em dia!

Você consome arroz integral? Esse é um belo arroz que consumo e comprei num supermercado aqui em Cuiabá!
O arroz integral é um grão inteiro, o que significa que contém farelo de partes do grão. Isto significa que é naturalmente maior, porque os nutrientes em "partes" não foram removidos. Em comparação com o arroz branco, arroz integral fornece mais magnésio, outros minerais e fibras. Uma xícara de arroz de branco contém apenas um grama de fibra. Uma xícara de arroz integral fornece quatro gramas de fibra. Sua meta diária é consumir 25-35 gramas de fibra. Uma dieta rica em fibras promove menores níveis de colesterol e com isto menor risco cardiovascular. O arroz integral leva mais tempo para cozinhar. Mas vale a pena.
Outra vantagem é que um copo de arroz integral contém cerca de 156mg de ÔMEGA 3, que é excelente para melhora do colesterol e aumento do HDL (colesterol bom!!)
...
Pratique vida saudável, dieta para Coracaoemdia!
#drjulianoslhessarenko #Coracaoemdia #amomeucoracao #cardiologista #cardiologistaintervencionista #lutapelavida #dieta #arrozintegral #colesterol 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Sintomas de infarto do miocárdio são pouco reconhecidos pela população

Somente 2% dos brasileiros reconhecem os sintomas de infarto, segundo pesquisa no Brasil.
Os sintomas típicos de dor torácica em aperto irradiado para membro superior esquerdo ou mandíbula com duração maior que 20 minutos são pouco reconhecidos pela população como infarto.
Isso vai de encontro a ideia de que a morte súbita, aquela em que o paciente morre de repente ou dormindo é acompanhado de sintomas recorrentes em geral  02 semanas antes do evento!
...
Fatores de risco como sexo feminino, diabetes mellitus e idade avançada são associados a mascarar os sintomas e torná-los atípicos!
Por isso o melhor mesmo é a prevenção com acompanhamento com cardiologista regularmente!
#drjulianoslhessarenko #amomeucoracao #lutapelavida #coracaoemdia #prevenção #infarto #matogrosso #cuiaba #clinmed

domingo, 3 de janeiro de 2016

Coronária Única: cardiopatia Congenita

Este exame de Angiotomografia coronariana muito usado atualmente por nós cardiologista. Mostra o caso de um paciente que apresenta uma coronária ÚNICA= através dela as outras Coronarias se originam dela e irrigam o coração.
Resumindo: As coronárias são as artérias que levam o sangue oxigenado ao coração. Normalmente temos três coronárias que irrigam completamente o coração. 
....
Este paciente por uma anomalia Congenita apresenta somente uma coronária que origina as demais, saindo de um único ramo (é raro 0.048-0,066% dos casos). 
...
Para estes pacientes os riscos são maiores quando as artérias cruzam entre a aorta e artéria pulmonar pelo risco de morte súbita, oque não é este caso!
....
Viram como nosso coração pode não ser tão simples assim... Por isso repetindo procure cardiologista com titulação reconhecida e realizem exames cardiológicos periódicos. A prevenção e sempre o melhor remédio!! #drjulianoslhessarenko #cardiologista #cardiologistaintervencionista #clinmed #cuiaba #matogrosso #amomeucoracao #coracaoemdia #lutapelavida #coronariaunica

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Feliz 2016 com saúde!

E que em 2016 você continue caminhando rumo à seus objetivos:
1-Consuma mais beringela que ajuda o colesterol Bom (HDL).
2- Caminhe com passos rápidos de 09-12 KM por semana para evitar riscos cardiovasculares 
3- controle seu peso com IMC <30 para obesos e ideal <25
4- Controle os níveis glicêmicos (jejum <100)
5- Medir a pressão arterial em casa
6- Procure por profissionais com titulação cardiologista periodicamente para uma correta prevenção e exames.

#Viva feliz e com saúde!

#drjulianoslhessarenko #Coracaoemdia #amomeucoracao #cardiologista #cardiologistainternvencionista #clinmed #lutapelavida #2016 #paz #saude